terça-feira, 17 de março de 2015

O autoexame é uma alternativa válida para detectar um câncer de mama?

Durante muito tempo, o autoexame foi divulgado como uma forma acessível de detectar nódulos suspeitos nas mamas e até campanhas de prevenção incentivaram essa prática. No entanto, embora o autoexame das mamas seja uma maneira válida de a mulher conhecer melhor o próprio corpo, ele não representa uma forma eficaz de identificar um câncer de mama - a melhor alternativa é a realização de um exame de imagem, mais especificamente a mamografia.

Conforme explica Dr. José Luiz Bevilacqua, Diretor do Núcleo de Mastologia do A.C.Camargo Cancer Center, um tumor mamário, para ser detectável em um autoexame, precisa ter cerca de 2cm de tamanho, o que só ocorre quando já não está em estágio inicial. Já a mamografia permite detectar lesões não-palpáveis com menos de meio centímetro e carcinomas in situ (tumor em estágio inicial que não invadiu e nem se disseminou além do seu ponto de origem). E o tamanho do nódulo tem impacto decisivo no prognóstico: quanto menor, maiores as chances de sucesso no tratamento.

Portanto, embora todos os exames tenham suas limitações, a mamografia consiste na melhor alternativa para obter um diagnóstico precoce e diminuir a mortalidade da doença. É um exame adotado em forma de rastreamento populacional a partir dos 40 anos. Também é indicada para avaliar eventuais alterações clínicas, como palpação de nódulo ou qualquer modificação nas mamas.

Segundo Dr. Bevilacqua, em caso de histórico familiar da doença - principalmente em se tratando de diagnóstico na mãe ou irmã - recomenda-se começar a mamografia dez anos antes da idade com que o parente de primeiro grau foi diagnosticado. Se a mãe, por exemplo, desenvolveu a doença aos 40 anos, o aconselhável é fazer a primeira mamografia aos 30 anos.

FONTE: www.accamargo.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Esse é o seu espaço para dúvidas, sugestões, ou comentários em geral. Obrigado pela visita!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...